Top de borboleta: tendência dos anos 2000 está de volta

A Geração Z trouxe de volta para o pódio das tendências mais um hit dos anos 2000: o top de borboleta! Se na época a peça já dividia opiniões, hoje ela segue no clima de polêmica. Contudo, os looks têm se disseminado rapidamente e muitas celebridades e influenciadoras já viraram adeptas.



Na sequência, vamos navegar pela história da peça e os looks mais incríveis para quem quer usar já. Confira:

Afinal, como o top de borboleta virou tendência novamente?



Assim como tudo o que remete aos anos 2000, é claro que o famoso top de borboleta não ficaria de fora do revival. No início daquela década, a peça fazia sucesso entre as maiores estrelas da cultura pop.

Em 1999, por exemplo, Christina Aguilera recebeu seu primeiro Grammy em um vestido Versace cheio de borboletas. Um ano depois, Mariah Carey gravou o especial VH1 Divas 2000: A Tribute To Diana Ross” com um top de borboleta todo bordado paetês multicoloridos.

De volta a 2022, grandes nomes como Chanel, Blumarine e Alberta Ferretti revisitaram a peça em suas passarelas. Além disso, celebridades pop como Anitta, Dua Lipa e Olivia Rodrigo já embarcaram na tendência, que ganhou destaque até mesmo nos tapetes vermelhos.

Também vale observar que a tendência de desdobra em outras micro, como já é de praxe. Portanto, você também irá observar uma alta nas peças estampadas com borboletas. Até mesmo os acessórios com o símbolo estão em alta!

No Tik Tok, por exemplo, as clássicas borboletas de cabelo do mesmo período voltaram a fazer sucesso. Pois é, a Geração Z adora mesmo tudo que remete aos anos 2000. E isso, é claro, tem um forte impacto na indústria da moda. Afinal, esses consumidores detém um poder de compra estimado em U$ 143 bilhões de dólares.

Trata-se, certamente, de um nicho de mercado muito interessante para explorar. E os designers sabem disso! Assim, a estética Y2K ganha cada vez mais força, trazendo de volta todos os grandes hits fashion da época.

Famosas apostam no top de borboleta

Como mencionamos anteriormente, as famosas já estão de olho nessa tendência. Seja no Brasil ou no mundo, os principais nomes da cultura pop investiram nos looks com top de borboleta ou algum detalhe que remeta ao estilo.


1. Em primeiro lugar, temos Anitta com um top de borboleta em paetê e calça branca

 
Enquanto isso, leia também Roupa azul vibrante: aprenda como usar a cor nos seus looks

2. Na sequência, Vanessa Hudgens com a peça no Coachella 2022

 
Em seguida, confira Magenta: descubra tudo sobre Orchid Flower, cor do ano 2022 pela WGSN

3. Além delas, Olivia Rodrigo também entrou na tendência

 
4. Contudo, Dua Lipa é a maior entusiasta do top de borboleta!

 
Após isso, leia Acessórios e peças de Verão tie dye: Confira receitas e passo a passo

4. Aliás, a cantora também apostou em um vestido Versace com a mesma temática para o Grammy 2021

 
Borboletas: um símbolo de esperança na pós-pandemia

Não é de hoje que a borboleta marca períodos de transmutação na moda. “O Y2K representou uma sensação de ameaça existencial semelhante ao Covid-19. Por isso, é interessante ver a proeminência paralela da borboleta nesses dois períodos”, explica Valerie Jacobs, diretora de crescimento e chefe futurista da LPK em entrevista para a Vogue.


“Y2K não foi apenas o começo de um novo dia, ano novo ou nova década. Era o início de um novo século. Assim que viramos essa página, vimos a borboleta nos mais altos escalões da moda.”

O top de borboleta é certamente uma daquelas tendências que vale ficar de olho. Seja para os looks de festival, balada ou, para as mais ousadas, até no dia a dia, a peça agrega personalidade a qualquer look.

Independentemente do seu estilo, não dá para negar que a borboleta é uma parte importante da história da moda. Afinal, além do seu sucesso nos anos 2000 e agora em 2022, em outros momentos a simbologia do ícone também fez parte da sociedade.

Outra dica interessante para quem acha a peça muito ousada é apostar na padronagem de borboleta. Sim, as estampas também estão em alta e são uma maneira muito mais democrática de inserir o hit da vez no seu armário.