Vinagre para limpeza: Receitas simples que ajudam na faxina

Você sabia que o vinagre funciona melhor para limpeza do que muitos dos produtos comprados no supermercado? Sim, em ocasiões específicas, o vinagre pode ser um super aliado da faxina!

Ele sozinho já faz muito, mas quando misturado com outros ingredientes, se torna ainda mais potente na remoção de gordura, sujeira impregnada e até ferrugem.


Então, se tem animação para limpar a casa agora, já pegue o vinagre que era usado somente para temperar saladas ou marinar carnes, que apostamos que algumas das dicas abaixo serve para você.

Qual a função do vinagre na limpeza?

Quimicamente falando, o vinagre se dá bem na limpeza por conta do seu teor de ácido acético. Este é um composto orgânico capaz de dissolver sujeira, gordura e eliminar odores, por exemplo. Além do mais, essa ótima opção na higiene doméstica ainda é forte o suficiente para matar bactérias!

Formas de usar o vinagre na limpeza

Após conferir e testar essas formas de limpeza usando vinagre, sem dúvida você terá um novo aliado na hora da faxina. 

Portanto, confira já como solucionar problemas de limpeza usando vinagre!


Para ter roupas branquinhas...

Chega de jogar pano de prato no lixo porque ele está encardido. Com essa dica, a partir de agora, sua cozinha e seu guarda-roupa verão roupas brancas somente limpinhas!

Como clarear roupas brancas?

Você vai precisar de:1/2 copo de vinagre branco de álcool;
1/2 copo de bicarbonato de sódio.

Misture os ingredientes e coloque a peça para ficar de molho nessa mistura por algumas horas. Em seguida, lave normalmente e deixe secar ao sol. Funciona, pode apostar!

Rejunte sujo, nunca mais!

Quem diria que você tem no armário da cozinha um produto que limpa rejunte? Pois é, fique sabendo que o vinagre sozinho consegue dar conta do rejunte do seu banheiro!

Como usar vinagre para limpar rejunte de banheiro?

Basta aplicar o vinagre branco de álcool com o próprio bico da embalagem no rejunte e deixar agindo por aproximadamente 20 minutos. Em caso de muita sujeira, será preciso dar uma esfregada para garantir melhores resultados. Enfim, basta enxaguar.
Para o piso ficar brilhando

Quem não gosta daquela sensação de casa limpinha? E se o piso estiver brilhando, então? Tudo fica melhor!

Pois é, o vinagre também é capaz disso!

Como deixar o piso brilhando com vinagre?

Na sua mistura de água e detergente para limpar o chão, basta adicionar 3 colheres de vinagre branco.

Panela suja? Com vinagre em casa, não mais!

Casa de avó costuma ter panelas tão brilhantes que chegam a reluzir! Mas se a sua ainda não te revelou o segredo dela, você pode contar com essa receita caseira super prática.

O que é bom para dar brilho nas panelas?

Para sua panela inox brilhar, você vai precisar de:1 colher de sopa de vinagre;
1 colher de sopa de bicabornato de sódio.

Basta misturar e aplicar, com uma esponja, onde houve manchas em sua panela. Remova as manchas, enxágue a panela e seque-a para não ficar manchada.
Para deixar as toalhas macias

Imagine que você tenha acabado de tomar um banho bem relaxante e desligado o chuveiro. Você vai pegar a toalha que tirou do guarda-roupa para se secar e… ela está áspera!

Bem, não é o fim do mundo, certo? Mas, concordemos, se secar com uma toalha macia seria muito mais agradável. Afinal, assim, o banho seria prazeroso por completo!

O que se faz para a toalha de banho ficar macia?

Quando for encher sua lavadora para lavar toalhas, adicione 50 ml de vinagre branco de álcool no dispenser do amaciante. Ele vai ajudar a amaciar as fibras do tecido. Além disso, ao contrário do que as pessoas pensam, as peças não ficam com cheiro!

Fogão brilhando como novo!

Tem fogão de inox e não sabe como deixá-lo brilhando como novo? Pois aqui vai mais uma dica com vinagre!

O que é bom para deixar o fogão brilhando?

O vinagre branco, com toda a certeza. Espalhe pela superfície do fogão de inox e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, limpe o excesso da sujeira com pano seco ou papel-toalha.

O uso do vinagre branco de álcool é o mais indicado para limpeza, pois ele não contém corante. Logo, não mancha as superfícies. Manchas podem acontecer se usar um vinagre de cor mais escura para limpar.

Além do mais, o vinagre branco de álcool possui aproximadamente 5% de ácido acético. Nesse sentido, se assemelha ao nível da acidez encontrada em diversos produtos de limpeza multiúsos diários.

Como fazer a mistura de vinagre para limpeza?

Para a maioria dos casos, basta misturar vinagre com água e detergente. A proporção varia para cada tipo de superfície. Todavia, você consegue um limpador mais abrasivo ao misturar o vinagre com bicarbonato de sódio ou sal.

Além disso, para uma mistura cheirosa, adicione algumas gotas de óleo essencial ou um pouco de amaciante.

O vinagre pode, sem dúvida, se tornar seu aliado na hora da limpeza. Todavia, não é recomendado usá-lo em alguns tipos de superfícies. Assim como misturá-lo com certos produtos. Portanto, leia com atenção as indicações em seguida!

O que não limpar com vinagre?

Não é seguro limpar com vinagre as superfícies a seguir. Isso porque sua acidez pode acabar danificando-as ou causando manchas:
  • Madeira;
  • Granito;
  • Mármore;
  • Alumínio;
  • Ferro fundido.
Onde não usar vinagre?

Embora o vinagre seja um aliado na remoção da sujeira e poeira, não o use nos itens listados abaixo que você tenha em casa:
  • Facas de cozinha;
  • Ferro de passar roupa;
  • Panelas de metal;
  • Maçanetas;
  • Torneiras.
Opte por limpar estes itens com produtos de limpeza alternativos seguros, como água e sabão.

O vinagre pode ser usado para desinfetar?

O vinagre branco é um ótimo limpador. Por outro lado, como desinfetante, tem seus limites. Ele mata ou reduz somente alguns tipos de patógenos, conhecidos por causar doenças comuns de origem alimentar.

Portanto, essa não é a melhor escolha quando se pretende desinfetar adequadamente sua casa!

O que acontece se misturar água sanitária e vinagre?

Esse é um alerta para você! Ambos produtos de limpeza são usados normalmente para desinfetar. Entretanto, misturá-los é altamente perigoso e não deve ser feito.

Isso porque o hipoclorito da água sanitária, quando misturado com o ácido acético (ou qualquer outro ácido) do vinagre, libera gás cloro potencialmente letal.

A reação de alvejante e vinagre pode causar sintomas do tipo: problemas respiratórios, vômito, visão embaçada, entre outros.

Portanto, se notar um cheiro pungente depois de misturar produtos de limpeza doméstica, você deve procurar uma área com ar fresco para respirar.

Além disso, se perceber qualquer um dos sintomas citados acima, é uma boa ideia ligar imediatamente para o Centro de Informações Antiveneno, por meio do número 0800 284 4343. Ou ainda chamar uma ambulância, ligando 192.

Em resumo, desde que você não misture o vinagre com água sanitária, não tem por que não ter este item super econômico no seu armário de produtos de limpeza doméstica!