Estilo Clássico: descubra como montar os melhores looks

Se você é uma mulher que prefere cores, estampas e modelagens mais neutras, sem perder a sofisticação, o estilo clássico é para você!

Considerado sóbrio, esse gênero é o mais recomendado para quem gosta de discrição e elegância.


É comum notar mulheres em cargos de liderança ou empreendedoras que aderem a essa estética, já que transmite muito mais seriedade e comprometimento.

As roupas têm essa capacidade incrível de transparecer poder, seriedade e, por fim, respeito especialmente no ambiente de trabalho.


O estilo clássico, também conhecido como tradicional, é o preferido de mulheres que gostam de peças que nunca saem de moda.

Todas as roupas costumam ser neutras, com estampas nada chamativas, que podem ser combinadas entre si com facilidade.

Ao escolher quais itens comprar, a pessoa adepta ao estilo não se deixa levar por tendências ou modismos.

Mas isso não significa que os trajes são sem graça. Muito pelo contrário! As composições são muito bem trabalhadas, harmônicas e finas.

Outro ponto interessante é que, diferentemente do que muitos pensam, o estilo não é indicado apenas para mulheres maduras.

Muitas jovens, até mesmo adolescentes, amam essa moda e montam outfits incríveis, que transmitem seriedade sem deixar a jovialidade de lado.

Assim, não pense que para usar looks clássicos você precisa ser uma senhora de 60 anos. A idade nunca é uma barreira no universo da moda, e o etarismo não é bem-vindo.
Principais características do estilo clássico

No estilo clássico, as modelagens têm ótimo caimento, nunca muito justas nem oversized — são perfeitas para o seu corpo e silhueta.

Os recortes mais retos e angulares são populares em vestidos tubinho, saias lápis, calças de alfaiataria e pantalonas, somados aos blazers, trench coat e camisas sociais.

Praticamente todos os itens são atemporais, desde estampas e tecidos, até calçados e acessórios. Isso significa que a mulher clássica nunca é refém da moda, nem se prende às trends voláteis.

Essa característica torna o estilo versátil e reutilizável em qualquer época ou estação do ano, afinal, as peças sempre estão em alta.


As cores neutras e mais claras predominam. É por isso que é comum ver branco, preto, azul marinho, bege, nude e cinza.

Mas isso não quer dizer que cores mais fortes e vibrantes, como o vermelho, vinho, roxo e laranja, não são bem-vindas. Elas só aparecem com menos frequência ou costumam ser harmonizadas com tons neutros.

Sobre as estampas, as listras são as queridinhas! Listras mais fininhas, na vertical, ou aquelas mais largas, na horizontal, são excelentes escolhas.

O xadrez e outras estampas mais minimalistas, como as geométricas e poá, também são boas pedidas e podem trazer um toque de personalidade ao look.
Tecidos

Tecidos mais encorpados, mais finos e elegantes são os recomendados. Linho, viscolinho, tricô, crochê e sarja são os melhores materiais para compor blusas e calças mais retas, com bom caimento.

Mas isso não quer dizer que a mulher clássica também não goste de tecidos mais fluidos e maleáveis.

É por isso que as blusas de cetim, seda e outros materiais combinam perfeitamente com as calças de linho e saias de sarja, trazendo brilho e leveza ao look.


Os acessórios do estilo clássico são mais discretos e delicados, sempre um complemento do look, mas nunca chamando toda a atenção para si.

É o que acontece com os lenços, que podem ser acompanhados de camisas brancas ou vestidos mais básicos.

Os óculos de sol, de diferentes formatos e proporções, também estão presentes, somados a conjuntos de pulseiras, brincos e colares discretos, possivelmente banhados a ouro ou prata.
Calçados

Nos pés, o salto predomina, mesmo que não seja tão alto. O scarpin é o queridinho e pode ser combinado tanto com calças e shorts, quanto com vestidos e saias.

Outra opção é o mocassim, que deixa o look com ar mais despojado e casual. O mesmo acontece com as sapatilhas e alpargatas, perfeitas para o dia a dia.

A escolha do sapato depende muito da ocasião e do período — em situações mais informais, por exemplo, o tênis feminino é o escolhido.


É impossível falar do estilo clássico sem recomendar uma camisa social branca! Essa é a peça coringa no guarda-roupa de qualquer mulher. Afinal, ela pode ser combinada com inúmeros itens e cores.

A versatilidade e elegância são dois pilares dessa moda. Como tais, exigem roupas com acabamento mais sofisticado.

É muito comum notar calças e shorts de alfaiataria de cores diversas no closet da mulher clássica, sempre acompanhado de blazers e acessórios interessantes.
Como montar looks com o estilo clássico?

Montar composições no estilo clássico é muito fácil. Especialmente, quando você opta por ter no seu dia a dia peças coringas, tradicionais, de cores mais neutras. Assim, uma infinidade de combinações estarão disponíveis.

O primeiro passo é pensar em qual a ocasião apresentada. Em uma reunião de negócios, por exemplo, é preciso ser mais séria e formal.

Então, selecione itens de modelagem mais encorpada e reta. Em seguida, basta escolher a cor do seu outfit — o colorido pode ser estratégico, dentro da sua paleta de estilo.

Com a cor e a modelagem da peça em mente, selecione os acessórios complementares e sapatos para finalizar a composição com intencionalidade.

Dependendo do clima, vale adicionar uma terceira peça ao outfit, como um blazer, cardigan ou trench coat.

Se você se identificou com as inspirações, sem dúvidas vai se sentir muito confortável e empoderada com essa moda.