Chá de gengibre para emagrecer

22 setembro 2021

O chá de gengibre é uma bebida rica em gingerol, paradol e zingerona, que são substâncias capazes de combater a dor de garganta, resfriados e sintomas de má digestão, como náusea, cólica e vômitos. Além disso, por ser um potente antioxidante e anti-inflamatório, o chá de gengibre também ajuda na prevenção de algumas doenças como câncer, diabetes e obesidade.


Por ter ação diurética e termogênica, o chá de gengibre também auxilia na eliminação do excesso de líquido do organismo e favorece a queima de gordura corporal, contribuindo para o emagrecimento.

O chá pode ser preparado com o gengibre fresco ou em pó, e consumido sozinho ou com limão, canela, cúrcuma ou noz moscada, deixando a bebida mais nutritiva e saborosa. No entanto, para se obter os benefícios, o chá de gengibre deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, associada a práticas regulares de atividade física.
Benefícios do chá de gengibre

Os principais benefícios do chá de gengibre para a saúde incluem:

1. Combater náuseas e vômitos

A ingestão do chá de gengibre tem ação antiemética, melhorando os sintomas de náusea e vômitos, sendo recomendado também para melhorar o apetite e evitar a perda de peso em pessoas em tratamento de quimioterapia.

2. Melhorar a digestão

Por ter potente atividade antioxidante, o chá de gengibre protege e melhora as funções do fígado e do estômago, melhorando a digestão e combatendo os gases intestinais.

3. Promover o emagrecimento

O chá de gengibre tem ação diurética, contribuindo para a eliminação do excesso de líquido corporal. Além disso, a bebida também é termogênica, o que aumenta o gasto calórico e favorece a queima de gordura, promovendo o emagrecimento.

4. Evitar a diabetes


Por ser rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o chá de gengibre ajuda a melhorar as funções da insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

5. Prevenir alguns tipos de câncer

Os compostos como gingerol e shogaol tem ação anti-inflamatória e antioxidante, evitando os danos causados pelos radicais livres às células. Com isso, o chá de gengibre previne alguns tipos de câncer, como pâncreas, pele, pulmão, estômago e cólon.

6. Combater inflamações

O chá de gengibre contém compostos anti-inflamatórios, que ajudam a combater problemas como artrites, reumatismo e dores musculares.

7. Tratar infecções

Por ter um efeito antimicrobiano, o chá de gengibre é indicado para auxiliar no tratamento caseiro de infecções como gripes, resfriados, dor de garganta e bronquite.

8. Desintoxicar o fígado

Por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de gengibre protege e fortalece o fígado, ajudando a eliminar os radicais livres e outras toxinas, como o metal pesado mercúrio, do organismo.

9. Prevenir doenças cardiovasculares

Os flavonoides presentes no chá de gengibre, melhoram a elasticidade das artérias e a circulação do sangue. Além disso, estes antioxidantes evitam a formação de placas de gordura nos vasos, prevenindo doenças como infarto, aterosclerose, pressão alta e derrame.

Como fazer o chá de gengibre:

O chá de gengibre pode ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Modo de preparo:
colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida.

Como consumir:
É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.