Benefícios que a água tônica pode trazer para a saúde

12 agosto 2020

Nos últimos tempos a Água Tônica ficou super famosa por ser usada em vários drinks com Gin, mas você sabia que alem de ser ótima para fazer drinks ela pode trazer vários benéficos para a saúde?


A mistura de água gasosa e quinino, utilizada na Índia contra doenças graves como a malária deu origem ao que mais tarde foi lançado pelos ingleses como água tônica (1858). Por isso, associamos a água tônica à cura de doenças e febres.

Apesar de não curar doenças graves, a água tônica possui muitos outros benefícios, devido ao sal de quinina presente hoje em dia na bebida.

A ÁGUA TÔNICA É BASICAMENTE COMPOSTA DE:

  • Soda; 
  • Açúcar; 
  • Quinina (substância extraída da árvore cinchona, comum na Amazônia).

Os benefícios que a água tônica apresenta, na verdade, vêm do pó de quinina e é essa substância natural que interfere positivamente no nosso organismo e na nossa saúde.

Alguns desse benéficos são:

AUXILIA A DIGESTÃO

É a quinina presente na bebida que facilita a digestão, pois estimula a produção de saliva que contém substâncias essenciais não só para a digestão, mas também para a nossa saúde bucal por possuir ação antibacteriana.

A água tônica também acaba favorecendo as glândulas gástricas, gerando um grande alívio em queimações, náuseas e naquelas sensações desagradáveis de peso no estômago.

DESINTOXICAÇÃO

Ao consumir a água tônica, você estará, simultaneamente, limpando o seu corpo. Isso mesmo, essa bebida contribui com a eliminação das toxinas que acabam ficando no nosso organismo devido ao consumo de corantes, conservantes e até a constante exposição à poluição.

As toxinas prejudicam as nossas células, acelerando o processo de envelhecimento e podem causar inchaços. Também atrapalham bastante o processo de emagrecimento!

CICATRIZANTE

Essa substância presente na água tônica tem uma característica muito importante: é antioxidante. É essa característica da quinina que favorece a cicatrização, já que atua neutralizando radicais livres responsáveis pela oxidação das nossas células. 

A presença da quinina na água tônica favorece a regeneração da pele, reduzindo a acne e as rugas, auxilia na circulação do sangue, melhora a saúde do cabelo, entre outros benefícios. 

Por mais que a água tônica tenha benefícios para a saúde, é importante lembrar que a água tônica é um refrigerante e o açúcar também faz parte da sua composição, ainda que em menor quantidade. E essa bebida não é um remédio. Portanto, não deve ser usada como medicação e nem como substituta de algum medicamento. Na dúvida, mantenha uma rotina de hábitos saudáveis e consulte um médico de sua confiança.