Plantas resistentes para ter em casa

23 junho 2020

A presença de plantas em casa só traz benefícios, além de deixar qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante, elas ainda melhoram a qualidade do ar... 



O problema é que nem todo mundo domina a arte de cuidar destas plantas. Por isso vamos dar algumas dicas de quais plantas você deve ter em casa, se você tem pouco espaço ou deseja um toque sutil de decoração, basta escolher uma das espécies abaixo.

Violetas


Um clássico dos lares brasileiros, você provavelmente já admirou uma bela violeta na casa de sua avó ou uma tia distante. Com flores delicadas e folhas de verde-escuro intenso, as violetas ficam bem em qualquer ambiente!

Gostam de muita luminosidade, mas não suportam sol direto. Por isso, é tão comum ter violetas próximas às janelas. Gostam de água e demonstram quando estão com sede: suas folhas ficam fracas e sem vida.

Suculentas


Campeãs quando o assunto é fácil trato, as suculentas são perfeitas para quem adora ter um verde em casa mas não possui muito tempo para jardinagem. Estas plantas vêm em diferentes cores, formatos e tamanhos, agradando todos os gostos.

São muito versáteis e plantas para ambientes internos perfeitas. Com uma boa iluminação, a suculenta crescerá feliz e saudável!

Entretanto, atenção para a rega, já que estas plantinhas não precisam de muita água. Uma vez por semana em dias quentes e duas vezes por mês nas estações frias é o suficiente. Cuidado para não molhar as flores, que podem amolecer e cair se ficarem úmidas.

Cactos


Se você deseja ter uma planta em casa, mas é muito ocupado ou um tanto distraído, os cactos podem ser a opção ideal. Naturais de climas áridos, eles são peritos quando o assunto é sobrevivência, e se adaptam aos mais diversos lugares.

Há cactos de todos os tipos e para todos os gostos e, como os cuidados não variam muito, você pode fazer um verdadeiro jardim destas belezinhas. São acostumados com locais secos, por isso, devem ser regados apenas uma vez a cada 15 dias.

Comigo-ninguém-pode



A conhecida comigo-ninguém-pode deve sua fama a dois fatos: sua impressionante beleza e sua grande toxicidade. Apesar de linda, esta planta é venenosa e deve ser mantida longe de crianças e pets.

Se você acha sua casa segura, a comigo-ninguém-pode é uma excelente opção de decoração. Possui grandes folhas verde-escuro e manchas esbranquiçadas que criam um curioso padrão.

Espada de São Jorge


Bonita, elegante e resistente, a espada de são jorge é ótima opção para diferentes ambientes! De origem africana, acredita-se que ela afaste energias ruins. A beleza da espada de são jorge já é o suficiente para querer essa planta para dentro de casa.

Suas folhas longas e grossas lembram uma espada, daí seu nome comum em referência ao santo da igreja católica. Não precisa de muitos cuidados, e deve ser regada uma vez a cada 10 dias.


Lírio da paz


Evocando paz e tranquilidade, o lírio da paz é uma ótima ideia para plantas em ambientes internos. Apesar de sua beleza delicada, é de fácil trato e muito indicada para jardineiros iniciantes.

Possui muitas folhas verde-escuro e uma delicada flor branca com uma haste central. É natural da América do Sul e, em algumas regiões, é chamada de bandeira branca. Ela se dá bem na meia-sombra, e se adapta perfeitamente próximo a janelas.

Samambaia


As samambaias são bastante comuns e com presença constante em diversas varandas de casas. No geral elas preferem ambientes bem iluminados e arejados, mas sem sol direto, pois pode queimar suas folhas. As regas devem ser frequentes, em torno de uma a duas vezes por semana, mantendo o substrato úmido, mas não encharcado.