Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

16 março 2020

Todo mudo sabe que a alimentação é um dos fatores principais para garantir o fortalecimento da imunidade. Ter uma alimentação saudável e balanceada, com a presença de vitaminas e minerais, é essencial para aumentar a imunidade e prevenir doenças. É preciso haver um equilíbrio, com pratos coloridos, que explorem todos os nutrientes, consumidos em várias refeições durante o dia.



Quando as defesas do organismo estão comprometidas, elas não conseguem barrar os vírus, bactérias, fungos e parasitas. E em tempos de pandemia de coronavírus, é muito importante fortalecer a imunidade para combater a Covid-19.



Confira alguns alimentos que ajudam a aumentar a imunidade...

Alho: Ele possui selênio, zinco e alicina, substâncias importantes para evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções;

Cebola: É um antiinflamatório natural, ela traz sabor aos alimentos e ajuda a reduzir o sódio e a quantidade de sal na comida. A cebola ainda atua na maior absorção de nutrientes, como o cálcio, essencial para os ossos;

Frutas cítricas: Laranja, tangerina, acerola, limão, morango e kiwi são ricos em vitamina C, que é antioxidante, promove resistência a infecções respiratórias e gripes e ajuda na absorção dos nutrientes presentes em outros alimentos;

Gengibre: Possui importante ação bactericida e auxilia principalmente nas infecções de garganta. Rico em antioxidantes e com boas doses de vitamina B6 e C, o gengibre é um dos melhores fortalecedores do sistema imunológico;

Beterraba: Com alto teor de potássio, ela auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a fortalecer a imunidade e combater os efeitos do envelhecimento com a vitamina C;

Vegetais verde-escuros: Como brócolis, couve, espinafre e rúcula são fontes de ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6 e B12, que atuam na maturação das células imunes, potencializando o sistema imunológico e protegendo contra diversas doenças;

Iogurte natural: Possui lactobacilos com propriedades probióticas, que são bactérias boas. Elas atuam na melhora da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico;

Castanhas: Elas são ricas em selênio, zinco e vitamina E, que potencializa o sistema imunológico por conter linfócitos B, que produzem anticorpos no organismo;



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*Esse post é um publieditorial