Dicas para cuidar da casa durante a quarentena

18 março 2020

Passando mais tempo em casa durante a quarentena contra o coronavírus, é possível que você passe a se incomodar ainda mais com a bagunça e a sujeira. 


Algumas dicas para economizar tempo e não se estressar tanto com a limpeza durante a quarentena...

Divida a limpeza por ambientes e faça uma lista sobre o que deve ser feito em cada lugar. Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira 15 minutos para varrer a casa e juntar a bagunça espalhada. Uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha...

Se a bagunça for muito grande, coloque em uma sacola tudo o que está fora do lugar. Quando tiver mais tempo, vá guardando item por item. No banheiro, coloque as toalhas para secar e tire o lixo. Na cozinha, lave a louça, limpe a pia, o fogão e mantenha os armários em ordem. No quarto, arrume a cama e guarde as roupas e os sapatos. Na área de serviço, coloque as roupas sujas na máquina de lavar e retire as secas do varal.

Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença e sempre nesta ordem para facilitar a limpeza! Passar um pano no chão é uma tarefa rápida, que pode ser feita até mais de uma vez na semana para conservar a higiene e evitar o acúmulo de poeira. A exceção vai para casas com animais de estimação, que merecem limpeza mais frequente.

Os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã, seja à noite. O ideal é reservar alguns minutos e, assim, tirar apenas um dia da semana para executar a faxina pesada, fazendo a manutenção nos outros dias.

Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como fazer as unhas, tomar um banho relaxante ou encontrar seus amigos virtualmente. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!