Cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus

23 março 2020

Para evitar o aumento no número de casos da Covid-19, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa e só saiam para fazer atividades essenciais, como a ida ao supermercado para comprar comida, bebida e itens para a casa.


Enquanto estiver no supermercado, lembre-se de que todas as superfícies foram tocadas por inúmeras pessoas antes de você. Será impossível evitar o toque, então a recomendação é que durante as compras não toque o rosto em hipótese alguma. Após acomodar as compras no porta-malas ou no carrinho de feira, higienize as mãos (álcool-gel ou água e sabão.

Quando chegar em casa não se esqueça que os calçados podem servir de meios de transportes para o vírus. O correto, portanto, é deixá-los para fora de casa, se possível, separe um par para dar essas voltinhas. Uma boa dica é manter uma pequena sapateira na porta. Aí você entra de meia ou descalço.

Para evitar a propagação do novo coronavírus, outra recomendação é colocar as roupas direto no cesto de peças sujas. Ou jogue na máquina de lavar e feche a tampa. Espere acumular uma boa quantidade e lave tudo.

O próximo passo é tomar um belo banho. Só depois disso é que você pode se relacionar com as outras pessoas da residência.

Ah e não se esqueça de higienizar sua bolsa com álcool 70 ou algum produto específico para essa finalidade. Ainda há a opção de preparar uma solução com água e gotinhas de detergente e passar na bolsa com um pano.

Importante: arranje algum lugar em que consiga pendurá-la. Serve um cabide mesmo. Assim, não há risco de o acessório contaminar superfícies como sofás, mesas e cadeiras.

Assim que entrar em casa, limpe a maçaneta. E faça o mesmo com qualquer objeto em que, por ventura, você encoste antes de lavar as mãos com água e sabão.