Como cuidar da sua tatuagem

12 fevereiro 2020

Quando você faz uma tatuagem, a agulha penetra a epiderme e deposita a tinta na derme, logo após isso o corpo começa um processo inflamatório natural, o nosso sistema imunológico envia células para o local da ferida afim de expulsar aquele “corpo estranho” que está invadindo-o. Após esse processo inflamatório inicial a tinta fica “presa” na derma por um emaranhado de células, os macrófagos que são os responsáveis por tentar expulsar a tinta do corpo e que acaba absorvendo parte da tinta e os fibroblastos e o colágeno que criam uma “teia” natural, impedindo então que a tinta se espalhe pelo corpo e desapareça.


Como cuidar da sua tatuagem:

Use protetor solar com fator pelo menos entre 50 e 60. De marcas confiáveis. Hoje em dia existem protetores aerossol, que espalha super bem e adere muito mais na pele.

Hidrate muito a área tatuada, use e abuse das loções pós sol ou dos hidratantes corporais. E claro, tome bastante água também, sua pele agradece.

Se você acabou de fazer a sua tatuagem, nem pense em passar perto de piscinas ou mar. Isso porque por ela ser recente e não estar cicatrizada, pode inflamar e atrapalhar a cicatrização, espere pelo menos uma semana para pegar uma praia.

Evite o sol até as 13h, que é o horário em que os raios estão mais fortes e queimam mais. Deixe para ir para a praia mais para o fim da tarde, quando o sol está mais ameno, mas não se esqueça de, ainda assim, passar muito protetor solar na sua tatuagem.

Seguindo essas dicas a sua tatuagem vai ficar sempre linda!