Como fazer sua bijuteria durar mais - Tendências Dicas e Toques

24 setembro 2019

Como fazer sua bijuteria durar mais

Muitas mulheres sofrem com o problema de ao usar as suas bijuterias elas escurecerem rapidamente, em alguns casos a peça já fica escura no primeiro dia de uso! Isso pode acontecer por conta da acidez da pele, ocorrendo oxidação do acessório onde haverá sua descoloração. Ou até mesmo pelo mau uso, por exemplo: Deixar os anéis molharem quando for lavar as mãos, deixar o cabelo molhado em cima dos brincos e colares, borrifar perfume no pulso depois que já tiver colocado suas pulseiras, etc...


Para evitar que sua peça escureça com rapidez, aplique sobre a bijuteria base ou extra-brilho, e espere secar para começar a usar. Esta camada de esmalte será uma proteção entre a peça e o contato direto com sua pele, e, além disso, ajudará a fixar melhor as pedrinhas da sua bijuteria, caso houver. 

E se descascar, só passar novamente. E a camada deve ser bem fina... Mas, esse truque não deve ser usado em correntes, pois se você aplicar a base na corrente, ela ficará dura e perderá sua mobilidade.


A coloração da bijuteria é mais sensível, por isso a umidade faz com que os acessórios percam seu brilho e cor, podendo também descascar. Então, nada de deixar bijuterias no banheiro. Evite ir à praia com suas bijuterias, pois a maresia favorece a oxidação da peça. Aplique seu perfume antes de colocar o acessório, pois o álcool também escurece a peça...

Uma dica legal para evitar a umidade na sua caixinha de acessórios é colocar um pedaço de giz branco em um saquinho de tule ou TNT ou aqueles saquinhos de sílica gel que vem em bolsas, eles absorvem toda a umidade do local... 


Na hora de limpar as suas joias, semijoias e bijuterias você poderá optar pelos detergentes específicos para essa finalidade, porém leia com atenção as instruções da embalagem. O líquido é próprio para limpar metal, mas pode não ser adequado para as peças em ouro branco.

Limpe suas bijuterias com uma flanela macia, friccionando levemente para dar brilho, mas cuidado se tiver pedras coladas, pois elas poderão soltar.

Peças em metal podem ser lavadas com água e sabão neutro. Seque bem e depois faça um polimento com flanela. MAS NUNCA DEIXE DE MOLHO. 

Peças que tenham pedras artificiais ou sintéticas como zircônias e cristais podem ser lavadas rapidamente em água fria e depois devem ser bem secas. Nunca deixe de molho ou faça uma lavagem demorada porque a cola que prende as pedras pode amolecer e soltar.. 


Não use esponjas de aço ou qualquer outro abrasivo (polidores, pasta de dentes, cloro etc.) para dar brilho. Exceto peças de prata que podem ser limpas com produtos adequados.

Pérolas, corais e turquesas são pedras porosas que absorvem água. Devem ser limpas apenas com uma flanela seca.

Bijuterias que tenham banhos de metal dourado ou prateado não devem ser limpas com aquelas flanelas apropriadas para limpar joias que vêm com produto polidor. O polidor acaba retirando o banho e estragando sua peça. Apenas peças de ouro ou prata maciça podem ser polidas com essas flanelas...

Seguindo essas dicas suas peças ficaram lindas por muito tempo!