07 dezembro 2011

Projeto Verão: 8 Dicas para ficar com o corpo em forma!

1) Quais as dicas para chegar ao verão com o corpo em forma?
A dica mais importante é começar agora. Não existe uma forma rápida e duradoura de mudar o corpo, pois ele é reflexo do estilo de vida. Se os hábitos não são adequados, não será um projeto verão que deixará alguém com aquele corpo sarado que sempre sonhou. Mudar o contorno corporal é um processo demorado, difícil e que requer esforço, tanto nos exercícios quanto no controle da alimentação. Por isso, comece cuidando da saúde, incluindo no dia a dia hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e fibras, sob a orientação de um nutricionista, além de manter a persistência e constância nas atividades físicas.
2) Quais os exercícios mais procurados nessa época do ano?
Nesta época de calor, o objetivo da maioria das pessoas é queimar gordura e emagrecer. Por este motivo, as esteiras e equipamentos cardiovasculares são os mais procurados e disputados. No entanto, o que muitos não sabem é que talvez estas não sejam as atividades mais indicadas para perder gordura, porque se o exercício aeróbico não for realizado de maneira correta, numa intensidade recomendável, o resultado desejado pode não ser obtido. O mais indicado é combinar um trabalho resistido (como a musculação) ao trabalho cardiovascular intervalado, de alta intensidade, a fim de aumentar o gasto calórico de cada sessão de treino e potencializar os resultados.
3) Existe algum tipo de alimento mais indicado para ser consumido antes ou após os exercícios?
Antes dos exercícios é aconselhável ingerir carboidratos de médio a baixo índice glicêmico. Após o treino, o corpo precisa repor a energia rapidamente, então o ideal é a ingestão de carboidratos com maior índice glicêmico, como os açúcares.
4) Durante as atividades é melhor consumir água ou isotônico?
Depende. Para atletas, o isotônico é o melhor a ser consumido, por ter vantagens em relação à água. Ele contém alguns carboidratos eletrólitos que auxiliam na hidratação e age mais rapidamente do que a água, porém é uma bebida com alto índice de sódio.
5) Quais os cuidados necessários para quem prefere praticar atividade física no calor, principalmente ao ar livre?
O cuidado essencial é não praticar as atividades físicas sob o sol forte, que compreende o período entre 11h e 15h. Usar roupas que permitem a troca de calor com o ambiente, hidratar-se com frequência e evitar o excesso de exposição ao sol, também são cuidados que devemos ter nesta época do ano. E mesmo quando o tempo estiver nublado, não esquecer do protetor solar e de um boné.
6) Qual o melhor horário para a prática de atividades físicas nesta época do ano? Ou o horário não interfere?
O horário interfere e muito. Por isso, é necessário evitar os horários de sol muito forte. Então, quem escolher o período da manhã, deve dar preferência a praticar a atividade física até as 8h30. Se optar pela tarde, o mais indicado é após as 17 horas. Nesses horários a temperatura mais amenza propicia uma sessão de treino mais agradável e proveitosa, sem sofrimentos desnecessários em função do clima.
7) Assim como no inverno, o alongamento também é tão importante no verão? Por que?
O alongamento e o aquecimento são de extrema importância para o bom funcionamento do corpo durante a atividade física, independente da estação do ano. Não deixe de alongar-se antes do exercício com movimentos lentos que explorem toda a amplitude das articulações, o chamado alongamento dinâmico. Logo após faça de cinco a dez minutos de atividade aeróbica de baixa intensidade para complementar o aquecimento. Após terminar a atividade física, é necessário trazer o corpo de volta ao estado de repouso, de forma gradual. Para isso, faça mais cinco a dez minutos de exercícios de baixa intensidade, como por exemplo um trote leve e alongamentos estáticos.
8) É verdade que no verão queimamos calorias mais rapidamente pelo fato de suarmos mais?
Não é verdade. Suar não é um indicativo de gasto calórico. O suor é uma ferramenta de controle da temperatura corporal, ou seja, é um sinal de que seu corpo está muito aquecido. Se uma pessoa está fazendo uma atividade física em clima quente, é natural que seu corpo transpire, mesmo que essa movimentação seja de baixa intensidade. Na verdade, a atividade física em ambientes muito quentes pode até diminuir o gasto calórico, pois fica muito mais difícil a execução dos exercícios, o que prejudica a intensidade do treino.

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  1. amei sua postagem nem me fale
    to nesse projeto desde
    o verão passado
    to quase la falta pouco
    bezosssssssssss
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com/

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  2. Adorei as dicas, são super necessárias. E bora malhar! Hahaha.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

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  3. Fechar a boca, fazer caminhadad e correr ^^
    Eu emagreci 5 quilos nos últimos 3 meses só assim. Muita dedicação também :D

    Venham participar do sorteio do meu blog :D
    http://arcoirisdabeleza.blogspot.com/
    Super beijos :*

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  4. Exelentes essa dicas adorei!!
    Adorei tbm o blog **)

    Quando puder me faça uma visita :

    http://fashionbyscarllet.blogspot.com

    Bjks**)

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  5. muito bom o post!!!! mas acho que a melhor dica de todas é cuidar do corpo o ano todo, só assim chegaremos no verão com o corpo desejado, né!?
    =)

    beijinhosssss e volte sempre no blog!!!!!!!

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  6. ah nesse verão essas dicas serão bem vindas rs beijos
    estiloromantica.blogspot.com

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  7. É amiga temos que nos cuidar sim, estou há alguns dias sem comer nada de doce ou com açúcar, vamos ver se dá resultado, mas tem um pequeno problema:domingo é meu niver e ai não vai ter geito, boloooooooooooooooooooooo!!!!!!
    Bjus!!

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  8. Olá,

    Muitos boas as suas dicas e devemos estende-las para o ano inteiro. Mas não tem jeito. Quem aguenta? Sempre aparece um niver, casamento, para atrapalhar... rsrs

    Ah! Adorei o blog!
    Seguimdo!
    Bj

    http://mulherziceseafins.blogspot.com/

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  9. Adorei as dicas!
    Fiquei cansada só de ler! hahahahaha
    beijos

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  10. Seu blog além de lindo também é muito interessante. Eu adorei! bjs.

    http://elacom-olimpia.blogspot.com/

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  11. Amei as dicas, mas por enquanto só posso fazer esteira. Faço todos os dias.
    Bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

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  12. Ameeeeeeeeeeeiiii as dicas para perder peso ou pelo menos desinchar um bocadinho tow com a resistencia muito baixa !!! rs
    Beijo beijos
    =*
    http://nahlaurentino.blogspot.com

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  13. Super dica adorei o post
    Bem completo e afinal o verão está aí
    Boa quinta
    Beijos coloridos!

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  14. Olá Simara,

    É super difícil pra mim fazer exercícios, tenho a maior preguiçaaaa hehehehehhe. Bjs

    http://tomatecomacucar.blogspot.com
    @tomatecomacucar

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  15. Olá obrigada pela visita!!

    seu blog continua lindo.

    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/

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  16. adorei o post! Faço exercicio todo o ano! Adoro!

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  17. Olá, tudo bem? Meu nome é Rafael Viana, tenho 16 anos e sou dono de um blog feito a pouco tempo, mais que se esforça para ajudar todos os meus leitores.
    Passando aqui para te fazer uma vizita e para te deixar o link do meu blog também.
    Passa lá. Há se gostar segue? Sigo novamente.
    Abraços.

    http://todosteen.blogspot.com/

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  18. Adoramos as dicas!!!Super interessante!!!Beijinhos do TC!!!

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