07 abril 2011

Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.  
1.Tabagismo.
Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça.
2.Estresse.
O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
3.Ignorar a poluição. 
Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
4.Beber pouca água.
Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
5.Não usar protetor solar.
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas. Apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo. 
6.Consumo de açúcares e gordura.
Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
7.Falta de alimentação equilibrada.
Ricas em antioxidantes. Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos. 
8. Dormir mal.
Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.
9. Sedentarismo.
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
10. Dispensar o hidratante.
É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções.

31 .:

  1. Oiii Simara ótima quinta feria pra vc tb flor. Nossa vi seu post, eu peco mesmo é na parte do sedentarismo, eu odeio fazer exercícios físicos por mais que eu saiba o quanto é importante pra saúde.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas eu que amo cuidas da beleza a gente sabe de tudo mas as vezes esquece eu adoro açucar... e as vezes bebo pouca agua e o sono... e dificil as vezes tenho insonia!!!

    Beijos Rosa
    Jana Pereira
    www.rosaepinkbyjana.com

    ResponderExcluir
  3. brigadin Simara lindona para você tbm ..
    Graças abandonei o vicio do cigarro já faz 6 anos..
    Filtro solar é meu vicio não vivo sem , só a alimentação é que sou rebelde..
    Beziquinhos doces..
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tem selinho lá no blog pra voce =)

    Beejs
    ALMAAFEMININA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  5. Existem alguns dos itens bem difíceis de serem eliminados, né?

    iloveleli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Alguns hábitos desses eu não tenho, ma stem outros que não tem como não conviver com eles!!!
    Mas eu gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas,
    eu faço duas coisas que envelhecem a pele.

    comer muito açucar e
    Sedentarismo.

    beijinhos
    embelezandoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu vi preciso mudar meus hábitos para melhorar minha pele! Rs..

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. nossa é tanta coisa
    n´eeu me cuido muito bjusssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Já tá participando do novo sorteio do blog ? Concorra á um brinco de lacinho dourado liiindo aqui:

    http://garotaspuroluxo.blogspot.com/2011/04/sorteio-de-aniversario-do-garotas-puro.html

    Beeijos,

    Taíssa.

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, muito boas!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hum, peco feio em dois itens: excesso de stress e de açúcar! Um compensa o outro, sabe? Dia duro: muito chocolate quando chego em casa...
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu bebo pouca água e durmo pouco =/
    adorei as dicas, vou tentar beber mais água pq dormir é impossivel com a falta de tempo !
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Regrinhas básicas que a gente conhece mas teima em não fazer, como eu e os dois litros de água.

    Seu bloguito está maravilhoso.

    Bjks, Bina

    http://bybina.blogspot.com
    http://acheiisso.blogspot.com
    http://euemcontagotas.blogsot.com

    ResponderExcluir
  15. ameeei as dicas!
    sigo várias delas *-*

    beeijos,
    http://heeymaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Simara
    Excelentes dicas, mesmo tendo conhecimento de todas elas é sempre bom reforçarmos e levarmos uns puxões de orelha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Tô ferrada ... não tomo água, durmo mal pra caramba, sou sedentária e o stress em pessoa xD

    Bjs,
    Rê.
    http://com-feitosfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Iiih, tô meio perdida...durmo mal, como mal, sou sedentária! Vou ficar velha antes do tempo :S

    bezitos
    bia
    achochique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Bacana seu blo. Adorei o post. Depois vem conhecer meu blog!

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas vou começar já
    a fazer todas hehe!
    Parabéns pelo blog
    bjinhos
    Nayara Vinhadelli

    ResponderExcluir
  21. Oi Simara!!!!

    Ótimas dicas!!!!

    Bjos e tenha um final de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu blog
    paasssa no meu e segue q estou seguindo o seu

    ♥http://meumundodasbarbies.blospot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi querida!
    Estou te seguindo!
    Está tendo sorteio da Páscoa em meu blog: www.mirellaguedes.blogspot.com
    Participa! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ótimas dicas, a maioria eu faço, iaohaoiha mas tem algumas que a gente desliza né? :P


    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Alguns hábitos não fazem parte da minha vida...já outros como o estreseeee...menina, este tá dificil viu!!! Beijos.
    http://www.estilopoly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eiii Simaraa, ameeei suas dicas arrazouu! tenha um fim de semana abençoadissimoo!! bjus

    ResponderExcluir
  27. Temos sempre que cuidar do nosso corpo! É o nosso templo! Mas amei o batom da moçoila fumante na primeira foto, hahaha!

    Beijocas!
    http://ohbeibe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. super dicas!!!!
    bjnssssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Amei as dicas....

    ótima semana pra vc flor...bjs

    www.mdemulhermoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas :D
    Super valiiidas ^^

    Beijos
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Oii,ainda bem que não fuma, mais tem gente de my family quen fuma, sempre disse para pararem, tem pessoas que já estão parando, aproveitem e entrem http://blogluxos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou desse post?
Você pode deixar seu comentario, dúvidas e sugestões aqui!
Ou entre em contato pelo e-mail: tendenciasdicasetoques@gmail.com